Pontuação: 10 pontos para a apresentação de um processo de reaproveitamento com resíduos orgânicos e 10 pontos para outro, com resíduos sólidos. Total máximo da tarefa: 20 pontos.
Resíduos orgânicos
Optamos por apresentar nesta tarefa os processos de reciclagem que acontecem dentro da escola. É uma tradição da escola através do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano - LIAU, coordenado pelo professor Ivo, trabalhar com o processo de conscientização sobre a preservação ambiental. Dentro deste processo alunos trabalham com o reaproveitamento de resíduos orgânicos provenientes de toda a escola.
Professor Ivo fala, brevemente, sobre esse processo:
Imagens de alunos revolvendo a composteira.
Resíduos sólidos
O reaproveitamento de resíduos sólidos também é pensado dentro da escola com pelo menos 2 dos vários tipos existentes de material reciclável. Pensamos no uso do papel reciclado, que é comprado, para imprimir nosso jornal, o que acontece desde seu primeiro número.
Mas também foi iniciado a produção de papéis reciclados em sala. Esse trabalho é desenvolvido pelo prof. Angelo. A ideia é produzir o suficiente para fazer as capas dos resumos em forma de livro que cada um está confeccionando dos 2 primeiros volumes de "As crônicas de Nárnia".
Antes, jornal sendo picotado - início do processo.
Depois, o produto final.
E utilizamos resíduos tecnológicos na oficina de robótica aprendendo sobre os componentes eletrônicos, sobre as propriedades elétricas e transformando as peças de sucatas em montagens de robôs.
Montagem do robô com chassi feito com pedaço de
uma impressora, motores da mesma impressora,
rodas feitas de CDs e fios reaproveitados de
um cabo de rede.
Nas 3 fotos acima início de uma montagem feita
com parte de 2 drives de CD-Rom de um computador.
Esse projeto simulará uma irrigação.
Solda de componentes e fios completando um
controle para comandar um robô, feito a partir
da "carcaça" de uma impressora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário