domingo, 23 de dezembro de 2012

Campeões na categoria de escolas G


Fomos receber a premiação do 1º lugar da Gincana Solidária na categoria de escola G. O prêmio de R$ 5.000,00 foi entregue pela Secretária de Educação, Cleci Maria Jurach, as mãos da Diretora de nossa Escola, Gabriela Aurich De Camillis.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tarefa 11 - lixo, tratamento e reciclagem


Pontuação: 10 pontos para a apresentação de um processo de reaproveitamento com resíduos orgânicos e 10 pontos para outro, com resíduos sólidos. Total máximo da tarefa: 20 pontos.


Resíduos orgânicos
  Optamos por apresentar nesta tarefa os processos de reciclagem que acontecem dentro da escola. É uma tradição da escola através do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano - LIAU, coordenado pelo professor Ivo, trabalhar com o processo de conscientização sobre a preservação ambiental. Dentro deste processo alunos trabalham com o reaproveitamento de resíduos orgânicos provenientes de toda a escola. 

   Professor Ivo fala, brevemente, sobre esse processo:

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Imagens de alunos revolvendo a composteira.

Resíduos sólidos
   O reaproveitamento de resíduos sólidos também é pensado dentro da escola com pelo menos 2 dos vários tipos existentes de material reciclável. Pensamos no uso do papel reciclado, que é comprado, para imprimir nosso jornal, o que acontece desde seu primeiro número.

     Mas também foi iniciado a produção de papéis reciclados em sala. Esse trabalho é desenvolvido pelo prof. Angelo.  A ideia é produzir o suficiente para fazer as capas dos resumos em forma de livro que cada um está confeccionando dos 2 primeiros volumes de "As crônicas de Nárnia".
 Antes, jornal sendo picotado - início do processo.
Depois, o produto final.

   E utilizamos resíduos tecnológicos na oficina de robótica aprendendo sobre os componentes eletrônicos, sobre as propriedades elétricas e transformando as peças de sucatas em montagens de robôs. 
 Montagem do robô com chassi feito com pedaço de
uma impressora, motores da mesma impressora, 
rodas feitas de CDs e fios reaproveitados de
um cabo de rede.



 Nas 3 fotos acima início de uma montagem feita
com parte de 2 drives de CD-Rom de um computador.
Esse projeto simulará uma irrigação.

Solda de componentes e fios completando um
controle para comandar um robô, feito a partir 
da "carcaça" de uma impressora.

Tarefa 10 - Cardápio saudável para os adolescentes

CAFÉ DA MANHÃ
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Café com leite;bolo de milho.
Kcal: 479,319 Kcal

Nutrientes encontrados no café:
Café: contém carboidratos,que são biomoléculas mais abundantes na natureza,constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio.Dentre as diversas funções,a principal é a energética.Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células.

Magnésio:é um elemento químico essencial para o homem.A maior parte do magnésio no organismo encontra-se nos ossos.Dependendo do peso e da altura,a quantidade necessária recomendada varia entre 300 e 350mg por dia.A sua carência pode causar agitação,anemia,anorexia,ansiedade,mãos e pés gelados,pertubação da pressão sanguínea(tanto hipertensão como hipotensão),insônia,irritabilidade,náuseas,fraqueza e tremores musculares.
Fósforo:os compostos de fósforo intervêm em funções vitais para os seres vivos,sendo um elemento químico essencial.O fósforo tem relevante papel na formação molecular do DNA e do RNA,bem como do ATP(adenosina trifosfato).A falta de alguns fosfatos prejudica muito a qualidade de vida e em diversos casos acarreta doenças associadas à senilidade e à senescência.
Leite em pó integral:
Rico em proteínas,gorduras saturadas,cálcio,vitamina A,vitamina D,vitamina C,ferro e sódio.
Cálcio:armazenado no retículo endoplasmático das células.Atua como mediador intracelular,cumprindo importante função na contração muscular.Ainda interfere nos processos de transcrição(RNA mensageiro);ativação dos genes e apoptose (morte celular programada).O cálcio é o metal mais abundante no corpo humano.Quando existe deficiência de cálcio na corrente sanguínea,(por má alimentação,questões hormonais,etc.),o corpo tende a repor o cálcio retirando-o dos ossos.A deficiência de cálcio pode levar a osteopenia e à osteoporose.Também pode causar agitação,unhas quebradiças,depressão,hipertensão,insônia,irritabilidade,dormência no corpo e palpitações .
Proteínas:
As proteínas exercem funções importantes no organismo:
Função Estrutural ou plástica: são aquelas que participam da formação dos tecidos dando-lhes rigidez,consistência e elasticidade.São proteínas estruturais:colágeno,actina e miosina,queratina,fibrinogênio(presente no sangue),albumina(encontrada nos ovos),etc.
Função hormonal:exercem alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura,como por exemplo,a insulina(hormônio que regula a glicemia sanguínea).
Defesa:os anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismo,especializados no reconhecimento e neutralização de vírus e bactérias.O fibrinogênio e a trombina são outras proteínas de defesa,responsáveis pela coagulação do sangue.Além dessas funções,também possuem função energética e enzimáticas.
Bolo de milho:
Vitamina A:é talvez a vitamina mais importante.Chama-se retinol e tranforma-se no corpo em ácido retinóico,que é a forma efetiva.Estudos mais recentes mostram que a vitamina A age como antioxidante(combate os radicais livres).A carência da vit.A causa xeroftamia.A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna.Já a ingestão exagerada pode causas dores de cabeça,tonturas,câimbras,lesões hepáticas,falta de apetite,aumento do baço e do fígado e alterações na função hepática e redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol.
Vitamina D:é uma vitamina que promove a absorção do cálcio(após a exposição à luz solar),essencial para o desenvolvimento dos ossos e dentes.Funcionalmente,a vit.D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado.Também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.
Ferro:Tanto o excesso quanto a deficiência de ferro podem causar problemas no organismo.O excesso de ferro é chamado de hemocromatose enquanto sua deficiência é conhecida como anemia.Sua carência nos humanos pode causar também,além da anemia,anorexia,problemas de crescimento,irritabilidade.Seu excesso pode causar igualmente anorexia,tontura,fadiga e dores de cabeça..
Sódio:o sódio tem papel importante no balanço hídrico corporal.Nos mamíferos,a diminuição da pressão arterial e da concentração de sódio no sangue são detectados nos rins,resultando na produção de renina,um hormônio que atua na liberação indireta de aldosterona,hormônio que diminui a excreção de sódio na urina e consequentemente provoca retenção de sódio e água.
Gorduras saturadas:a gordura saturada é um dos dois tipos de gordura que aparecem nos alimentos. É distinguida da gordura não saturada no sentido de que não há ligação dupla ente os átomos de carbono na sua constituição química.A gordura saturada não deverá fazer mais de 7% das nossas calorias diárias.
Gorduras monoinsaturadas:são ácidos graxos com uma ligação dupla nas moléculas de carbono.Estão presentes em alimentos como o azeite de oliva,canola,abacate e amendoim.Ajuda a reduzir o “mal” colesterol,sem reduzir os de HDL-colesterol(“bom”).
Manganês:o manganês é um oligoelemento para todas as formas de vida,nas quais tem funções tanto estruturais quanto enzimáticas.O corpo humano tem aproximadamente 12mg do elemento,dos quais a maioria está armazenada nos ossos.Nos tecidos,está concentrado no fígado e rins.Uma dieta regular de aprox.17mg/Kg de peso absorve cerca de 7% do elemento no trato gastrointestinal.A deficiência do metal pode provocar anomalias no sistema locomotor.
Colesterol: é necessário para construir e manter as membranas celulares;regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura corporal.Também ajuda na fabricação da bílis e também é importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis(A,D,E e K).É o principal precursor para a síntese da vitamina D e de hormônios esteróides e sexuais.
Potássio:Estabiliza a estrutura do DNA e RNA.A bomba de sódio é um dos mecanismos essenciais para as contrações musculares.A diminuição do nível de potássio no sangue provoca hipopotassemia.
Cobre: elemento essencial à vida,participando do processo de fixação do ferro à hemoglobina do sangue.Grandes concentrações de cobre são encontradas no cérebro e fígado.
Zinco:Intervém no metabolismo das proteínas e ácidos nucleicos,estimulando a atividade de mais de 100 enzimas e colabora no funcionamento do sistema imunológico.
Niacina:também conhecida como VT.B3 ou vit.PP é uma vitamina hidrossolúvel e desempenha papel no metabolismo energético e na reparação do DNA.

ALMOÇO


Carne de panela;arroz e feijão,salada de rúcula com manga.
Carne de panela:excelente fonte de proteínas,cuja função foi explicitada anteriormente,e de lipídios,dependendo do tipo de carne bovina a ser utilizada.
Arroz e feijão:
O arroz com o feijão é um prato rico em nutrientes.Estes cereais,combinados ,fornecem carboidratos e todos os aminoácidos essenciais,sendo portanto,uma fonte completa de proteínas.Também contêm ferrro,vitaminas do complexo B e cálcio.O feijão também fornece ferro.A proporção correta é de uma porção de feijão para três porções de arroz.Esse prato também serve para regular o teor glicêmico do sangue.
Rúcula: com propriedades estimulantes do apetite,é nutricionalmente rica em proteínas,vit.A;C e sais minerais.Contém cálcio e ferro.Também possui ômega 3 e tem baixas calorias.
Manga: uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar(frutose),até 1% de proteínas e quantidades significativas de vitaminas(A e C ) e antioxidantes.

LANCHE DA TARDE


1 copo de iogurte natural integral-140 Kcal
1 banana –maçã- 69Kcal
Aveia em flocos- 1 colher de sopa: 50 Kcal

Iogurte: obtido mediante fermentação láctea,o iogurte é de fácil digestão.Seu consumo regula o sistema imunológico,sem falar da excelente fonte de cálcio.
Banana: rica em macrocomponentes(água,proteínas,lipídios,fibras dietéticas),minerais,cálcio,ferro,fósforo,sódio,potássio,magnésio e vitaminas(A;B1;B2;B3:B5;B6;B9;vit.C e vit.E ).
Aveia: cereal muito nutritivo,que possui cálcio,ferro,proteínas,além de vitaminas,carboidratos e fibras.Está associada também ao controle da glicemia,manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo,controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal.

Valores calóricos das refeições:
Café da manhã:479,319 Kcal
Almoço:554,22Kcal
Lanche da tarde:259Kcal
Valor total calórico das três refeições:1,292,539kcal



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tarefa 8 - Momento Cultural

A escola mobilizou-se para o Festival de Talentos no dia 4 de outubro. Alunos de todos os anos ciclos puderam expressar suas habilidades artísticas. A organização deste momento foi conduzido pela Prof. Daniela Rosa, com apoia da Prof. Naida Santos. A locução do evento foi feita pelo Prof. Ângelo Barbosa.
     Fizeram o registro fotográfico o Prof. Jairo e aluna Shaieny Souza, C30.

8.1 - DANÇA










8.2 - CANTO












8.3 - CONCERTO
   



TEATRO









Tarefa 7 - Festival Regional Brasileiro


7.1 - Danças típicas das regiões brasileiras, acompanhadas de seus ritmos musicais – uma dança por região, postada de forma clara, mostrando a caracterização das vestimentas e a apresentação. Deve acompanhar a postagem, pequena síntese do ritmo apresentado, bem como o nome da região a que pertence:

Vestimentas:







Público presente:



Apresentação:


































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7.4 - Souvenirs para presentear o público que visita o festival: um pequeno dicionário de expressões regionais, as mais expressivas, identificadoras da cultura do local, bem como artigos típicos de cada região retratada.

Imagens escaneadas do sovenir, um minicaderno, confeccionado pela prof. Naida, com as expressões regionais:
















7.5 - Um calendário brasileiro de festas regionais – nosso país é muito rico em tradições. Nas mais diferentes épocas do ano, podemos vivenciar notícias e receber informações sobre o que está acontecendo pelo Brasil. O brasileiro é reconhecido mundialmente por ser um povo, gentil, alegre e bem-humorado, orgulhoso de sua arte e cultura. Vamos conhecê-las!

Imagens do calendário: